Grupo de Folclore da Boa Nova apresenta livro

“O Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova irá apresentar no próximo sábado, dia 5 de maio, no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, pelas 10 horas, o Caderno N.º 4, da Coleção “O Trilho”, do Núcleo Museológico de “Arte Popular”. Intitulado “Eleutério Gonçalves Martins de Nóbrega – Uma Enciclopédia Viva” – Mouriscas com História, o livro é da autoria de Danilo José Fernandes, tendo como autor do prefácio Thierry Proença dos Santos, numa edição do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

Esta publicação está aliada ao projecto do Núcleo Museológico da Instituição, inaugurado há onze anos, e que conta já com cinco trabalhos publicados nos últimos dois anos.

Recorde-se que Eleutério Gonçalves Martins de Nóbrega nasceu a 20 de Fevereiro de 1948, no sítio do Farrobo de Cima, freguesia de São Gonçalo (actualmente de Santa Maria Maior). “É sem dúvida uma das raras pessoas que ainda tem o talento e sabedoria de contador de histórias, numa sociedade cada vez mais ecumérica. Nós sabemos que este género de narrador está em vias de extinção e já não podíamos dar ao “luxo” de adiar para amanhã o que poderia ser demasiado tarde”, refere a nota enviada pelo Grupo Folclórico da Boa Nova. A mesma informação acrescenta que apresenta edição tem como principal objectivo, legar às gerações vindouras os conhecimentos ancestrais na área da etnografia (principalmente do cancioneiro), que eram as vivências do quotidiano dos seus antepassados, assim como do nosso povo.

O caderno será apresentado pelo autor Danilo José Fernandes, que regista nove trabalhos editados.

A tiragem contou com os apoios dos Municípios da Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Machico e das Juntas de Freguesia de Santa Maria Maior e de São Gonçalo.”

(“Diário de Notícias, 2/05/2018, p. 32, texto de Sandra da Silva Gonçalves”)

4 1029

Deixe uma Resposta